Um desafio aos leitores!!

Já que umjeitomanso.blogspot.com me «anunciou» enquanto Contadora de Histórias, vamos lá pôr-me à prova! Quem se interessar, envie-me email (diazinhos@gmail.com) ou deixe comentário num dos textos, com uma palavra ou frase que me «inspire» para um próximo texto. A ver se pega e a ver se estou à altura..

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Retouner à Dinard

C’est la mer qui m'a changé. C'était le bleu qui m'avait tué.
Les vagues qui se retrouvent sur le sable gris sont des mots que tu m'as dit. 
Viens ici, tu m'as dit, ne m'oublies pas, je t'ai répondu. Et nous avons fait la dance la plus belle, la musique parfaite, les rêves les plus purs. 

Un jour tu sauras qui c'était toi ma vie. Je t’attendais dans nos mots, nos rencontres, nos lettres. Nos vies qu'on a vécues. 

Pour te retrouver ici, à notre plage, le sable mouillée sous nos pieds et toi en disant «viens ici mon amour». «Finalement» je t'ai répondue et maintenant tu peux pas me oublier, ni un jour, ni un moment. 

Parce que je suis à toi depuis les jours qui tu as oubliés… mais toi, tu seras finalement à moi aujourd'hui et tous les jours que les vagues touchent notre sable gris.

7 comentários:

  1. Que me perdoem eventuais erros, mas hoje deu-me mesmo saudades de França e da magnífica língua francesa. De tal forma que ignorei a ferrugem gramatical e a falta de vocabulário de quem há tanto não fala franciu!
    Pardon mesdames et messieurs..

    ResponderEliminar
  2. Também, às vezes, sinto falta de França. Não das praias que não conheço mas, de Paris. Paris, com que sonhei desde que me conheço, Paris mais belo do que imaginei. Uma viagem nocturna no Sena, Paris doirada, cheia de luzes. A beleza dos jardins, dos parques, Montmartre, les bouquinistes, la rue des Abesses, avec le "Café d'Amélie, les musées, le marché aux puces de Saint-Ouen, la Défense, un dinêr sur la tour Eiffel, com Paris aos pés... Tout ça me manque.
    Poema muito belo, amiga.
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Querida Maria, muito obrigada pelos seus comentários, tanto o da «Ines», como este hoje. Sabe que deu-me também vontade de Paris? O texto que escrevi foi inspirado em Dinard, vila de praia onde quero voltar!
    E obrigada pelos bocadinhos de si, da sua história que tem vindo a partilhar comigo.
    Quanto à Inês, infelizmente ainda não temos boas notícias.. A ver se tudo acaba bem, bem, bem!
    E agora, querida amiga, não lhe apetece deixar-me um «mote» para uma nova história? Pode ser o que quiser: um tema, uma frase, uma musica, uma imagem, o que lhe apetecer para pôr à prova a minha imaginação!
    Merci et bisous
    M.

    ResponderEliminar
  4. Amiga
    Já que falamos de Paris, porque não, uma música francesa? "La Boheme" de Aznavour.
    Foi só uma ideia.
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Querida Maria, muitoobrigada pelo desafio. Já fui buscar a letra, já está tudo a fervilhar...a ver se consigo para amanhã. Obrigada!
    Bj
    M.

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Olhe, fui à festa do 'Ginjal e Lisboa, a love affair' da nossa comum amiga, Um Jeito Manso'. Estava super animada. Levei homemade profiteroles, que são melhores de que as melhores que se comem em Paris, no Chez André. Sobrou uma, a da cerimónia. Como hoje V. está numa de nostalgia pela chamada Cidade da Luz, com a concordância da JM, aqui a venho oferecer como mote para mais uma das suas deliciosas histórias. Exactamente, 'uma Profiterole'... Yummi, yummi, yummi...

    ResponderEliminar
  7. Cara Tita o que eu me ri com o seu comentário e muito obrigada pela lembrança! Sou uma gulosa, pelo que me estou a pelar pelo profiterole!

    E agora para a Maria e Tita: que dizem de eu melanger os vossos dois desafios, como ingredientes e fazer uma história com os dois? Seria uma inovação por aqui.. que dizem?
    bjs as 2

    ResponderEliminar