Um desafio aos leitores!!

Já que umjeitomanso.blogspot.com me «anunciou» enquanto Contadora de Histórias, vamos lá pôr-me à prova! Quem se interessar, envie-me email (diazinhos@gmail.com) ou deixe comentário num dos textos, com uma palavra ou frase que me «inspire» para um próximo texto. A ver se pega e a ver se estou à altura..

terça-feira, 13 de setembro de 2011

História pedida 9 (por A Ronda dos Dias - frase para início da história): Os Outros e mais Nós

AO CONTRÁRIO DE TODOS OS OUTROS, FORAM INFELIZES DE UM MODO COMPLETAMENTE BANAL.
É que nem um dramazinho, uma dificuldade digna de registo ou sequer um amor impossível em todos estes anos que já se tinham passado. Desde o sim, nada. Só aquela mornice dos dias que corriam - não, que escorriam -, devagarinho, devagarinho sem doer.

Logo eles que estavam avizinhados dos mais extraordinários acontecimentos e vidas complicadas, naquele bairrozinho antigo de Almada, encostado ao Castelo, as casas velhas espreitando o Tejo. Abundavam as histórias de fins shakesperianos, pescadores sem regresso, filhos desencontrados, amantes descompassados, doenças catastróficas e coisas assim.

Mas eles não, ali andavam naquela secura de dias. Numa rua em que todos tinham uma história mais tenebrosa que a do outro para contar, eles eram banalmente infelizes, assim uma coisinha sem sal, uma sensaboria, um dó de história. Os outros olhavam-nos com estranheza, pois então como podia ser, nestes anos todos, naquela rua esquecida, meia suja, meia salgada, onde tudo era pobre e em que tudo o que era ruim parecia acontecer. Mas àqueles dois não. Nada.

Certa altura ainda se ensaiaram na ficção das doenças, só para não passarem por mal educados, só para não terem nada a dizer, só para não parecer que se queriam mais e maiores que os outros. Mas mesmo isso foi um sem-fim de banalidades; as infalíveis dores de costas, artrites e artroses, azias e bicos de papagaio e, em desespero de causa, até uns joanetes.

Cedo se deixaram de modas, porque tudo isto era imediatamente suplantado com as respostas que versavam sobre os «enurismas», os níveis olímpicos do «castrole», as noites de febre em que não se dormia com as «convicções» e até os «abc’s» que pareciam acontecer porta sim, porta não.

Deixaram-se então ficar cada vez mais pendurados na janela sobre o Tejo, a ver os males dos outros a passearem.
Um fim de dia ele virou-se para ela « Será que afinal nós somos mas é felizes?»
«Pois, se calhar é isso». Pegou-lhe na mão com doçura e sorriu.

8 comentários:

  1. Muito agradeço à Ivone Costa este «desafio». Curiosamente deu-me assim para uma coisa mais light, talvez para variar a tendência dos últimos dias.
    Obrigada então à autora de arondadosdias.blogspot.com, um blog muito interessante e que muito aprecio!
    Fico à espera de mais...

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada. Mas eu tenho de lhe pedir desculpa porque a frase saíu meio torta, eu queria dizer: "Ao contrário de todos os outros ..." É só alterar que fica mais compreensível.
    Este seu exercício é muito curioso porque permite observar como outra pessoa apanha o fio e recomeça uma história. Muito engraçado.

    ResponderEliminar
  3. Este exercício - como tão bem o identifica -tem-me dado um prazer enorme. Mesmo os da música ou das fotografias têm sido muito interessantes para pensar e concretizar. Claro que aqui na blogosfera temos a restrição do espaço, o que por vezes complica a coisa...
    Quer saber um pormenor engraçado? Trabalho em hospitais e todos os nomes «diferentes» dados às doenças neste texto foram realmente assim ditos em consultas médicas. Esqueci-me foi do «Vou agora fazer um táxe», referindo-se ao TAC..

    ResponderEliminar
  4. Históriasamiga

    Estas estórias são bué da fixes. Gosto; palavra de honra que gosto. E... para eu dizer que gosto - é porque gosto mesmo.

    «... a ver os males dos outros a passearem» enche-me as medidas. Boa malha! Escreves muito bem.

    Prontos (sem s) fica aqui o «desafio»: Um amolador de facas e tesouras. E mai nada.

    Qjs = queijinhos = beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Caro Henriquamigo
    Muito obrigada pelas suas generosas palavras!
    Quant ao seu desafio...é dos bons! Já está na forja, a ver se ainda sai hoje...

    Queijocas

    ResponderEliminar
  6. Henriquamigo a Estória está pronta!
    A coisa não foi assim tão facil, tal é a (im)pressão de não desiludir o autor de um blog TÃO interessante! E...para eu dizer que é interessante - é porque acho mesmo e MUITO! E tenho recomendado...
    aminhatravessadoferreira.blogspot.com de Henrique Antunes Ferreira

    ResponderEliminar
  7. Segui o link do comentário no blogue "A Ronda dos Dias". Gostei da história e da forma como é contada.

    ResponderEliminar
  8. Cara redonda,
    muito obrigada pelas suas palavras.
    Um dia, se lhe apetecer, deixe um «desafio».
    Volte sempre!

    ResponderEliminar